sábado, 1 de outubro de 2011

A temível depilação !!!!


                                                         
Depilar é preciso, mas às vezes os pêlos são substituídos por manchas, espinhas ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente. Os prós e contras das várias opções e as dúvidas mais freqüentes sobre o tema foram respondidas aqui por médicos, esteticistas e fabricantes de produtos para depilação. 



  
Depilação a laser:Sempre que se fala em depilação a laser, a primeira coisa que vem à cabeça é que se trata de um método definitivo. Puro engano. Ao contrário do que parece e do que se acredita essa não é uma técnica que extermina os pelos para sempre. “Esse procedimento elimina cerca de 30% dos pelos a cada sessão e é capaz de bloquear o crescimento de até 80% deles até o final do tratamento”.
  
Depilação com linha: é uma técnica de depilação temporária, que consiste em apenas utilizar um fio 100% de algodão. Este fio é torcido e enrolado com as duas mãos, inserindo a sua extremidade na boca, de forma a provocar pressão no mesmo. Desliza sobre a pele, entrelaçando o pêlo com a parte do fio que se encontra enrolado, retirando-o a partir do folículo. A linha consegue remover uma linha inteira de pêlos de uma só vez, resultando numa linha recta sem pêlo, muito limpa e precisa.

Depilação com Cremes, Loções e Luvas Depilatórias:Existem também cremes e loções depilatórias. De entre a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, alguns podem retirar a umidade natural da pele, deixando-a áspera e seca.


Depilação com Cera Fria:A depilação com cera fria é uma das mais fáceis e comuns, resultando numa alternativa caseira. Existem receitas sofisticadas e até domésticas, cujo resultado dependerá especificamente das características da área a ser depilada assim como do volume e consistência do pêlo. Mas este processo possui a vantagem de arrancar o pêlo da raiz, deixando a pele lisa, o que garante um período de 20 a 30 dias sem a sua presença. Por outro lado, para poder ser feita nova depilação, é necessário deixar crescer os pêlos, pelo menos, por algum tempo até adquirir tamanho suficiente para a remoção.


Depilação com Cera Quente:De igual forma que a cera fria, a depilação com cera quente retira os pêlos pela raiz, o que permite uma durabilidade de pelo menos 20 dias. Mas por abrir os poros com o calor, quanto mais natural for a composição da cera, melhor será para a sua saúde. Por outro lado, para poder ser feita a depilação, é necessário deixar os pêlos crescer, pelo menos, por algum tempo até adquirirem o tamanho suficiente para a remoção.
  
Depilação com Lâmina:Se for escolhida a lâmina de barbear como alternativa rápida, é muito importante ter leveza nas mãos e delicadeza no momento de depilar-se, pois é fácil obter cortes, ferimentos e uma grande irritação da pele. Se no dia seguinte desejar continuar a brincadeira, este método não deve ser utilizado, pois a pele ficará cada vez mais irritada e os pêlos mais fortes.
  
Depilação com Máquina Elétrica:Este método utiliza aparelhos elétricos que arrancam os pêlos pela raiz. Os aparelhos mais modernos possuem um seletor que permite ajustar a velocidade com que os discos rotativos puxam os pêlos. Outros aparelhos aquecem a cera no seu interior, e permitem a aplicação diretamente na pele em faixas. Neste caso devem ser seguidas as indicações aplicadas à cera quente.

Depilação com Pinça:A utilização da pinça é adequada para a remoção de alguns pêlos que ficam após depilação com cera, e ainda para a remoção de pêlos para o contorno das sobrancelhas.





Dúvidas mais freqüentes 


A depilação pode engrossar ou afinar o pêlo?

Os métodos que eliminam o pêlo pela raiz, como as ceras depilatórias, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pêlo ou provocar falhas na região depilada. Mas basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para engrossá-lo novamente. 

Por que depois da depilação aparecem espinhas na pele?
Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pêlo (folículo). Sua principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação.

Como livrar-se das foliculites?
É indicada a aplicação de um antiinflamatório, como Nebacetim, duas vezes ao dia. Em casos mais graves, sempre sob orientação médica, deve-se aplicar cremes com antibióticos. Quando nenhuma dessas medidas funciona, receitam-se antibióticos por via oral.
Foliculites podem se transformar em cistos? 
Não. A formação de cistos é causada por alterações no funcionamento das glândulas e não está relacionada com a depilação. 

A depilação pode deixar manchas na pele?
Sim. Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. É uma resposta natural do corpo. Essa mancha pode surgir quando há pêlo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula seu escurecimento. 
Como eliminar essas manchas?
O mais indicado é o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico, receitados pelo dermatologista. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em casos mais graves o médico pode recomendar o peeling, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais. 

Existem mulheres com mais tendência a esses sinais?
Sim. As mulheres de pele morena têm maior capacidade de pigmentação, o que aumenta a tendência para manchas. Gestantes também devem tomar cuidados redobrados. 
Como preparar a pele para a depilação? 
Na véspera, deve-se esfoliar a pele e não aplicar cremes pesados ou óleos no corpo. No dia, o ideal é fazer a depilação depois do banho, com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Esses cuidados evitam infecções e o aparecimento de pêlos encravados.
Como cuidar da pele depois da depilação?
Ela deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida aplica-se um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Se a intenção é se prevenir contra pêlos encravados, o uso de gel com azuleno é a melhor opção. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados ou pequenos machucados no local aplicado.

Qual a melhor técnica para evitar pêlos encravados? 
A lâmina de barbear não costuma provocar esse problema. Como o método não arranca o pêlo pela raiz, não prejudica seu crescimento. 

Passar desodorante nas axilas logo depois da depilação pode irritar a pele? 
Sim. As substâncias químicas e o álcool presentes no desodorante agridem a pele que está sensível. O ideal é deixar a região sem nenhum cosmético por 12 horas. 

Por que é mais dolorido depilar no período pré-menstrual e durante a menstruação?
Nessas fases, as alterações hormonais deixam o corpo da mulher mais fragilizado. A depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso. 
Por que algumas mulheres sentem mais dor ao depilar a pele durante o inverno?

Nos dias frios, involuntariamente, contraímos a musculatura, que fica mais tensa e sensível. Com isso, o ato de puxar a pele torna-se mais doloroso e traumático para o corpo. 
A eletrólise é um método eficiente?
O resultado é positivo, mas o método é dolorido e lento. Para que 40% a 60% dos pêlos sejam eliminados definitivamente, as sessões devem ser feitas durante cerca de dois anos. Esse tipo de depilação é feito com agulhas ou pinças que destroem a raiz do pêlo com pequenas descargas elétricas.




Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ops!!! Já tava esquecendo de registrar sua visita?!